O maior evento de Marketing Digital da Zona da Mata Mineira, o On Marketing, evento desenvolvido pelo Grupo Emidia, teve sua 3ª edição na última quinta-feira, dia 20 de setembro, trazendo grandes nomes da área e a gente esteve lá para conferir e contar tudo para vocês.

A promessa desse ano era trazer ideias e atualizações sobre as inovações do Marketing Digital. Contando com 6 palestras de renomados nomes do cenário nacional, a rodada de muito conhecimento teve início com o tema “Marketing Digital para Pequenas Empresas”, ministrada pelo CEO da Calina Digital, Daniel Palis, falando um pouco das estratégias ideais para pequenos negócios. Uma coisa muito certa que ele disse foi: “as lojas físicas dependem do digital”. As Redes Sociais são as vitrines das lojas, e quem não usa, está muito aquém daquele que já usa. Destacou ainda o que ele chamou de os 3 Pilares do Marketing Digital: SEGMENTAÇÃO – a pessoa certa, na hora certa; DADOS – tudo pode e deve ser metrificado; e EFICIÊNCIA – o retorno sobre o investimento. Enfatizou bastante a questão de métricas nas redes sociais, para se ter dados e analisá-los constantemente.

A 2ª Palestra do dia foi do Diretor de Relacionamentos da empresa Exact Sales, Diego Max, falando sobre “Técnicas de vendas digitais”. Uma frase bem marcante da apresentação dele foi “ Venda não é arte, é ciência, é processo, é dedicação”, a mesma coisa ele disse do vendedor: ele não é artista. Destacou, também, que a venda precisa de toda uma preparação e de “suar a camisa” para sua concretização.

Depois do almoço, todos voltaram muito entusiasmados para mais conhecimento e assim foi feito. E claro que não podia faltar, nos intervalos das apresentações, o bom humor do mágico e comediante Rafael Titonelly, a platéia dava altas gargalhadas com cada piada contada por ele, rsrsrsrs.

Na parte da tarde, Gustavo Esteves, CEO da agência  Métricas Boss, falou um pouco mais sobre a importância de se analisar dados na Web Analytics. Destacou que o processo de análise é de extrema importância para quem vende on line. O processo se dá de forma contínua, onde a primeira etapa é analisar os dados, depois tomar uma decisão,  executar e mensurar o resultado e voltar para a primeira etapa novamente.

Para falar de vendas, o CEO do Grupo Quebre as Regras, Guilherme Machado chamou bastante a atenção ao dizer que “a venda precisa ser irracional”, o vendedor passa a ter valor quando passa emoção para seu cliente de forma irracional, através de memórias. Vários exemplos de comerciais de grandes marcas foram citados por ele, o que fez todo o sentido sobre o que o mesmo estava dizendo.

Depois do coffee break, foi a vez do Alexandre Beirith, líder de Implementation Success na RD. Ele trouxe o tema “Relacionamento com o cliente”, no qual ele abordou a importância de investir no sucesso do cliente como uma forma eficaz de trazer sucesso para sua empresa. Uma grande lição que tiramos das sábias palavras dele: entender seu cliente, estando próximo a ele para ajudar a lidar com os problemas, você evita a perda do mesmo, uma vez que é mais caro e custoso conquistar novos clientes do que manter os clientes atuais.

Para finalizar com chave de ouro, Lucas Gustavo Duarte, e-commerce Strategist da Havan, expôs o case de sucesso do e-commerce da Havan. Mostrou como o alto investimento em base tecnológica e um eficiente plano de marketing de performance fez toda a diferença para o sucesso da plataforma digital de vendas da empresa.

Foi um dia de muito aprendizado, muita coisa legal para pôr em prática, muitos insights para trazer conteúdos para vocês.

Até a próxima!

Abraços.

Cris Rezende

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